Marcos Machado desenvolve carreira internacional atuando como solista, professor e músico de câmara. Reside nos Estados Unidos há 19 anos onde é professor de contrabaixo erudito e jazz na University of Southern Mississippi desde 2005. Fundador do Southern Miss Bass Symposium, em sua 6a edição nos Estados Unidos.
Marcos aperfeiçoou-se em Paris com François Rabbath, considerado o mais importante contrabaixista da atualidade. Marcos é o único sulamericano que recebeu os diplomas de Performance e Professor pelo Rabbath International Institute.
Sua formação em contrabaixo teve início com Milton R. Masciadri (1931-2009) na Escola da OSPA, continuando os estudos nos Estados Unidos na UGA com o Dr. Masciadri. Marcos é doutor em música (DMA) pela University of Illinois em Urbana-Champaign com o prof. Michael Cameron.
O virtuosismo de Marcos tem atraído a atenção de muitos músicos, em especial do compositor americano Frank Proto que o descreveu como “brilhante”. Performances recentes incluem a estreia mundial da “Sonata para contrabaixo” de Frank Proto na Convenção Bienal da International Society of Bassists (ISB). Frente à Orquestra Eleazar de Carvalho, fez a estreia mundial do Concerto para contrabaixo do compositor Arthur Barbosa.
Marcos Machado realizou diversas turnês pela Itália, França, Suíça, Alemanha, Inglaterra, Brasil, Uruguai, Argentina e Peru. Já se apresentou no Montreux Jazz Festival (Suíça), Vienne Jazz Festival (França), Victoria Bach Festival-Texas, Bonneville Chamber Music Festival-Utah, Premier Music Festival-Mississippi, FestivalSouth, Northern Lights Music Festival-Minessota, Spoleto Festival-South Carolina, Oficina de Música de Curitiba, FEMUSA-MG, FIMMA-CE, Festival Internacional de Música Unisinos, Encontro de Cordas da Amazônia-PA, Festival SESC Pelotas, South Carolina Chamber Music Festival, Raymi Bass – Festival de Contrabajo (Lima, Peru), MUNASP, Festival Internacional Música na Serra-SC, Festival Música nas Montanhas-MG, etc.
Foi contrabaixista com a orquestra de câmara russa ARCO, do violinista Levon Ambartsumian, gravando dois CDs com o grupo. Marcos é um músico versátil e confortável em vários idiomas. Tem trabalhado com respeitados compositores, entre eles Frank Proto, Lewis Nielson, Tarik O’Regan, Rudolf Haken, Craig Hella Johnson, George Crumb, Charles Wuorinen e Tristan Murail.
Contrabaixista convidado do grupo de Câmara Conspirare sob a regência de Craig Hella Johnson, nomeado cinco vezes ao Grammy. Com esse grupo gravou obras do compositor inglês Tarik O’Regan no famoso Music Hall do Troy Savings Bank, em Nova Iorque, com o prestigioso selo Harmonia Mundi. O CD—Threshold of Night, foi lançado em 2008 e indicado a dois prêmios Grammy. O CD “Conspirare in Concert”, gravado ao vivo no Long Center for Performing Arts em Austin, Texas, foi nomeado ao Grammy Best Classical Crossover Album.
Em 2014, Marcos recebeu aprovação do sabático da University of Southern Mississippi, e dedicou seu tempo para finalizar o livro de técnica de contrabaixo e gravar um CD com o pianista Ney Fialkow, lançado em maio de 2015. Em 2014, Marcos Machado foi artista em residência do Conservatório Nacional de Música em Lima, Peru.