Premiado em diversos concursos, destacando-se o cobiçado título de melhor pianista do VII Prêmio Eldorado de Música, em São Paulo, os primeiros prêmios em diversos concursos nacionais e no exterior, o pianista Ney Fialkow é hoje um dos destacados músicos do cenário nacional.
Tem conciliado movimentada carreira de solista e camerista com a atividade de professor titular do Departamento de Música Instituto de Artes UFRGS, em Porto Alegre. Suas aparições como solista e camerista têm cativado plateias de diversas salas de concerto no Brasil e no exterior e suas masterclasses tem sido apreciadas por jovens pianistas de diversos países.
Ao lado do violinista Cármelo de los Santos gravou o premiado CD “Sonatas Brasileiras”. Em 2016 fez sua estréia em Paris, na Sala Cortot em duo pianístico com Guigla Katsarava. Lançou os CD Metamorfora e Fantasy nos EUA em parceria com o baixista Marcos Machado, e turnê de concertos por diversas cidades do Brasil e dos EUA, incluindo apresentações no Instituto Boccherini em Lucca, Italia e o Conservatório Nacional Superior de Música de Paris.
Em 2019 realizou turnê de recitais solo e masterclasses por diversas cidades norte-americanas. Realizou diversos concertos no Brasil e no exterior como membro integrante do Trio Porto Alegre, ao lado do violinista Cármelo de los Santos e do violoncelista Hugo Pilger. Ainda este ano grava com Hugo Pilger a obra completa de Cláudio Santoro para violoncelo e piano. Ao lado da mezzo-soprano Angela Diel tem se apresentado nas principais salas de concerto do Brasil divulgando especialmente o repertório das canções alemãs.
Bacharelado em Música pela UFRGS, com Zuleika Rosa Guedes; Mestrado em Música no New England Conservatory, com Patricia Zander; Doutorado em Música no Peabody Conservatory da Johns Hopkins University, com Ann Schein.
Atuou como solista de diversas orquestras sob a regência de maestros Camargo Guarnieri, Isaac Karabitchevsky, Roberto Tibiriçá, Alceu Bocchino, Roberto Duarte, Antonio Carlos Borges Cunha, Manfredo Schimiedt, Fredi Gerling, Raul Munguia, Paul Chou, entre outros.
​
"...sonoridade perfeita, fraseado harmonioso, dedilhado preciso e suave, marca registrada dos grandes pianistas" - O Estado de São Paulo, SP
"...fervilhando brasilidade nos Ponteios de Guarnieri" – L’Alsace, França